ACON T ECEU
|| Home | Assuntos | Contato ||

Aristóteles - Grécia 384 a.C. - 322 a.C.

Aristóteles Foi discípulo de Platão durante 20 anos, à diferença deste, Aristóteles desenvolve seu pensamento em extensão, abrangendo todas as formas de saber da época. Um ano após a aclamação de Alexandre, o Grande, de quem fora tutor, fundou em Atenas o Liceu, onde ensinava passeando. Com a morte de Alexandre, foi acusado de irreverência aos deuses tradicionais, e exilado.
Seu realismo moderado considera como única fonte do conhecimento a experiência sensível; sobre os dados desta, a inteligência age para, mediante a abstração, atingir a essência dos seres. A teoria fundamental aristotélica é a do Ato e Potência, com que busca solucionar o velho problema pré-socrático da conciliação entre a permanência do ser e o movimento, a mudança evidenciada pelos sentidos.

Todos os seres são compostos de ato e potência, exceto Deus (ato puro) porque é perfeito e imutável. O movimento, a mudança, consiste na passagem de uma potência (o que o ser é virtualmente, capacidade, aptidão) a ato (sua realização, consumação, perfeição). Nem o movimento, nem as mudanças modificam a essência, porque o ser não se transforma em nada que já não fosse antes (em potência). O primeiro movimento, o impulso inicial foi dado pelo Motor Imóvel (Deus, Ato Puro).
A teoria do Ato e Potência é complementada pela da Matéria e Forma, que explica as diferenças e semelhança entre os seres. Todos os seres concretos têm a mesma matéria prima.
AristótelesEsta é indeterminada e constitui o princípio da corporeidade dos seres concretos. Quem dá determinação à matéria-prima é a forma, o princípio que faz com que todos os seres sejam inteligíveis. Matéria e forma estão separadas apenas em nossa mente, na natureza elas estão unidas.

A Metafísica de Aristóteles acha-se intimamente ligada à sua Lógica, que é a codificação das leis, que não só regem o pensamento, mas também (realismo) articulam a realidade. No organom, instrumento para pensar corretamente, desenvolve a ciência platônica da definição, acrescendo-a de trabalhos sobre a i ndução, o silogismo, os princípios lógicos, etc.
A política descreve três tipos de governo: o de um só indivíduo, monarquia, cuja doença é a tirania,
o dos melhores, aristocracia, cuja doença é a oligarquia; o de todos, democracia, cuja doença é a demagogia.

Aristóteles ensinando andando Para Aristóteles, “o homem é um animal político”, pois se ocupa dos negócios da polis, sociedade, o que o distingue dos outros animais. E sua felicidade consiste no equilíbrio, que é racional, no meio termo: a áurea mediana. Da obra de Aristóteles conhecemos 22 tratados sobre: Lógica, Filosofia, Metafísica, Física, Biologia, Psicologia, Política, Belas-Artes.




<< anterior próxima >>