ACON T ECEU
|| Home | Assuntos | Contato ||

Automóvel - França 1769

desenho de um automóvel Um veículo automóvel que funcionasse foi o sonho de muita gente durante o Renascimento. Uns tentaram realizá-lo usando o vento como força motriz: não deu certo. Outros, como Leonardo da Vinci, preferiram mecanismos de mola, mas também sem resultado. Um flamengo, chamado Huygens, chegou a inventar um motor original, que aproveitava a força de explosões de pólvora, dentro de um cilindro dotado de pistão. Contudo, o fracasso foi total.
Pode-se dizer que a era do automóvel foi inaugurada em 1769, pelo francês Nicolas Joseph Cugnot, que construiu o primeiro veículo capaz de autopropulsão: era um trator de três rodas, movido a vapor, destinado a rebocar peças de artilharia.

automóvel Em meados do século seguinte, os ingleses Griffith, Hill e Hancok projetaram e construíram diligências a vapor, que serviam Londres e seus arredores, mas foi em 1875 que Sigfried Marcus (Áustria) inventou o automóvel movido a petróleo.
Em 1877, outro francês – Amadeu Bollée – aperfeiçoou a idéia de Cugnot e construiu algo semelhante a um ônibus, movido a vapor. Mas esse pioneiro dos coletivos não fez sucesso: por ser muito pesado e muito lento. E depois, a freqüência das explosões da caldeira fez com que o povo continuasse a preferir os veículos puxados a cavalo. Eram menos barulhentos e mais seguros.

quadriciclo A primeira empresa a estabelecer a produção de carros em série, preocupando-se com o consumo em larga escala, foi a Ford Motor Co, criada nos Estados Unidos em 1903, por Henry Ford. Dentro desse espírito, ele construiu o seu primeiro modelo: o quadriciclo, de 2 cilindros e que alcançava o máximo de 25 km/h e com duas vantagens – baixo custo na hora de comprar e de abastecer.
O carro fechado surgiu em 1899, produzido pela fábrica francesa Renault, mas não causou impressão: era pequeno e feio demais. O automóvel merece um lugar de destaque entre os fatores que marcaram as mudanças sociais do século XX. Ele modificou profundamente o sistema produtivo, os orçamentos familiares, os hábitos de vida, o tempo de lazer e, de certa forma, até mesmo o modo de pensar e de sentir das pessoas.automóvel atual




<< anterior próxima >>