ACON T ECEU
|| Home | Assuntos | Contato ||

CALENDÁRIO LUNAR DESDE O ANO DE 1900

A Lua é o astro que mais fascina o homem. Talvez, seja pela sua proximidade da Terra, de seu brilho e da magia que exerce sobre todos nós, desde o princípio dos tempos. Algum observador, que viveu milhares de anos atrás, percebeu que aquele vai-e-vém de fases, repetidos quase que uniformemente, exercia certa influência sobre todas as coisas aqui na Terra.

A partir destas observações, começaram a surgir os calendários mais famosos que se têm notícia. Certa vez, ao olhar para o céu à noite, deparei com aquela lua linda e maravilhosa, lá no alto. Então, fiquei imaginando como estaria a lua no dia do meu nascimento. Seria Lua Nova, Crescente, Cheia ou Minguante? Essa curiosidade, fez com que eu saísse em busca desta informação.
Para tal pesquisa, consultei os arquivos do IAG - USP (Instituto Astronômico e Geofísico) e da Biblioteca do Estado de São Paulo e, lá encontrei o livro "Anuário do Observatório Nacional". Mesmo esses centros de pesquisa e estudo não dispõem de todos os livros da série e, ainda assim, os mais antigos contêm erros de impressão.

Pesquisei em outras fontes para tentar resolver o problema e passar a informação mais precisa.
Para os anos de 1900, 1901 e 1971 a 1977 não foi possível achar uma fonte segura, nem sequer uma folhinha de padaria (usadas para os anos atuais). Nestes casos, repeti as mesmas fases de dezenove anos atrás ou na frente, pois elas se repetem nesse período (*).

A dança da Lua (Atlas do Universo - Oscar T.Matsuura - Editora Scipione - 1996) - Para dar uma volta completa sobre nossas cabeças, a Lua gasta, em média, 52 min a mais que as 24 horas gastas pelo Sol. Deslocando-se para leste, em relação às estrelas fixas, a Lua completa uma volta na esfera celeste em 27,321662 dias (mês sideral). O ciclo completo das fases da Lua é a lunação ou mês sinódico, com 29,530589 dias, que é o período entre duas luas novas.

Quando a Lua se acha bem alta no céu no instante em que o Sol está nascendo (6 h), temos Quarto Minguante.
Quando estão próximos no céu (12 h), portanto quando nascem e se põem juntos, a Lua é Nova.
Quando a Lua se acha bem alta no céu no instante em que o Sol está se pondo (18 h), temos Quarto Crescente e quando ela nasce no horizonte leste quando o Sol está se pondo (18 h), temos Lua Cheia.

(*) Ciclo metônico
No século V a.C., o grego Meton descobriu que, a cada 19 anos, ou 235 lunações, as fases da Lua voltavam a se repetir nos mesmos dias do ano trópico.


Escolha aqui o ano para saber a fase da lua em determinado dia



<< anterior próxima >>