ACON T ECEU
|| Home | Assuntos | Contato ||

Leonardo da Vinci - Itália 15/04/1452 Sábado - 02/05/1519 Segunda-feira

Leonard da Vinci Foi pintor, escultor, matemático, arquiteto, urbanista, físico, astrônomo, engenheiro, naturalista, químico, geólogo, cartógrafo, estrategista, criador de engenhos bélicos e inventor de instrumentos musicais. É considerado um gênio universal. Os estudiosos da Renascença reconhecem nele uma das figuras mais importantes de seu tempo.
Sua obra é toda marcada pela genialidade. Embora genial em diversos campos, foi na pintura que da Vinci mais se distinguiu. Pintou poucos quadros, mas todos eles verdadeiras obras-primas, como a “Anunciação”, a “Virgem dos Rochedos”, o retrato da “Mona Lisa”, considerado o quadro mais famoso do mundo.


monalisa Muitas de suas obras ficaram inacabadas ou se acham em mal estado de conservação, já que o artista utilizava-se de novas técnicas ainda não testadas. Em sua ânsia de conhecimentos, não raro, punha de lado um trabalho recém começado para iniciar outros. Senhor de uma imaginação inesgotável e de uma curiosidade intelectual ímpar, sua carreira artística só pode ser entendida em função de suas numerosas ocupações. Entretanto, as raras obras de sua autoria, ao lado de inúmeros desenhos, são mais do que suficientes para consagrá-lo.



Inventor de projetos do avião, do tanque de guerra e do submarino, precursor da moderna acústica e das rodovias de dois planos, desenvolveu também a anatomia com suas pesquisas em cadáveres.anatomia




<< anterior próxima >>