ACON T ECEU
|| Home | Assuntos | Contato ||

Eratóstenes - Grécia 284 a.C. - 192 a.C.

Eratóstenes Astrônomo e matemático da escola de Alexandria que avaliou pela primeira vez o comprimento da circunferência da Terra (252.000 estádios, ou seja, 40.000.000 metros), com medições originais mediante a aferição da amplitude do arco de circunferência entre Siena e Alexandria. Traçou os primeiros mapas com longitudes e latitudes. Foi o inventor também de um sistema para determinação de números primos, chamado “Crivo de Eratóstenes”.

Crivo de Eratóstenes Por volta de 220 a.C. muita gente já achava que a Terra era redonda, mas ninguém sabia dizer qual a medida de sua circunferência. Inconformado com esse estado de coisas, mas também comodista, tratou de resolver o problema sem ter que sair de casa, utilizando-se do sol. Para tanto, raciocinou assim: Syene e Alexandria situavam-se quase sobre o mesmo meridiano – linha equivalente à circunferência da Terra. Syene ficava praticamente sobre o Trópico de Câncer; portanto, no dia de solstício de verão, ao meio dia, os raios solares incidiam perpendicularmente – ou seja, a 90º - sobre a cidade.

No mesmo dia, à mesma hora, ficavam a 81º sobre Alexandria, afastada 5000 estádios (1000 km) de Syene. Vendo que a um segmento de circunferência medindo 5000 estádios correspondia uma diferença de 9º na incidência de raios solares, Erastótenes precisou apenas fazer uma regra de três simples para achar o correspondente a 360º da circunferência terrestre.





<< anterior próxima >>