ACON T ECEU
|| Home | Assuntos | Contato ||

Galileu Galilei - Itália 15/02/1564 Terça-feira - 08/01/1642 Quarta-feira

galileu A lista de suas realizações é extensa: além de descobrir e enunciar as leis que regem o movimento pendular, ainda inventou a luneta telescópica e idealizou o primeiro relógio mecânico do mundo.
Dentre suas obras literárias, a mais famosa foi “O Diálogo”, onde tira a terra do centro do universo, colocando em seu lugar o sol. Quando resolvia estudar um assunto, Galileu queria verdades completas e não pela metade. Por isso, preferia responder “não sei” a formular hipóteses extravagantes. Era um teórico brilhante, mas não confiava muito em teorias no papel: fazia questão de confirmá-las por experiências práticas. Dessa forma, depois de observar longamente o movimento dos pêndulos e estabelecer que a duração de seus vaivens não dependia da amplitude de cada movimento, mas sim do comprimento do próprio pêndulo, o cientista tratou de ver se funcionava na prática.

experimento de galileu Para isso, projetou um mecanismo de rodas dentadas acionado por um pêndulo com a finalidade de medir o tempo.
Galileu envelheceu, mas sua curiosidade não diminuiu: quando soube que o holandês Zacharias Janssen inventara um aparelho para ver longe, examinou minuciosamente o instrumento e depois construiu uma luneta muito melhor. Com ela, lançou-se pelo universo afora e, de passagem, foi eliminando e anulando todas as teorias tradicionais. Galileu demonstrou para uma platéia reunida na torre de Pisa que “dois corpos caindo a um só tempo de alturas iguais, tocarão o solo no mesmo instante, apesar da diferença de peso”; ao deixar cair um peso de quinhentos gramas e outro de quatro quilos.




<< anterior próxima >>