ACON T ECEU
|| Home | Assuntos | Contato ||

Adolf Schicklgruber Hitler - Áustria 20/04/1889 Sábado - 30/04/1945 Segunda-feira

Adolf Schicklgruber Hitler Ditador alemão responsabilizado pelo extermínio de milhões de judeus. Filho de um funcionário da alfândega, passou a infância na pobreza, vivida em Viena e Munique. Foi voluntário do exército alemão durante a I Guerra Mundial e espionava para as autoridades militares em Munique. Em 1919 ingressou no Partido dos Trabalhadores Alemães e em 1921 já era seu líder, mudando-lhe o nome para Partido Nacional Socialista Alemão do Trabalho. Em 1923, com o apoio da S.A. (organização armada do partido), tentou apoderar-se da Baviera, na conspiração da cervejaria. Após o insucesso do levante, foi condenado a nove meses de prisão, durante os quais, ditou a seu secretário o manifesto político “Minha Luta”. Somente em 1930 seu partido alcançou importância nacional, quando grandes indústrias começaram a dar-lhe apoio maciço.

Em 1932 formou o maior grupo do Reichstag e concorreu às eleições presidenciais, mas foi derrotado. Símbolo do Nazismo Como resultado de uma intriga política dirigida por Von Papen, Hitler tornou-se chanceler na coalizão nacionalista e a oposição foi suprimida, os nacionalistas afastados do governo e os nazistas passaram a formar o único partido vigente.Em 1934 sucedeu a Hindenburg como chefe de Estado, com o título de Führer. A esse tempo, o caminho para a guerra já começara. Os alemães deixaram a Liga das Nações e foi reiniciado o recrutamento militar e, em 1936, a Renânia era ocupada. Hitler e Mussolini, que já estavam agindo juntos na guerra civil espanhola, aliaram-se oficialmente em 1937. Seguiu-se a anexação da Áustria e a ocupação do território tcheco dos sudetos, realizada com a anuência do Acordo de Munique. O resto da Tchecoslováquia foi anexado em março de 1939. Ao pacto de não-agressão com a URSS, em agosto de 1939, seguiu-se a invasão da Polônia, em setembro, e a declaração de guerra pela França e Grã-Bretanha.

Hitler Em 1944 sofreu um atentado, no qual tomaram parte oficiais superiores, mas escapou por acaso, sofrendo apenas ferimentos leves. A 29 de abril de 1945, quando era iminente a derrota do III Reich e a maior parte de Berlim se achava nas mãos dos soviéticos, Hitler casou-se com a amante Eva Braun e no dia seguinte suicidou-se com ela, sendo seus corpos, logo depois, destruídos pelo fogo.




<< anterior próxima >>