ACON T ECEU
|| Home | Assuntos | Contato ||

Internet - Estados Unidos 1969

mundo na net A Internet surgiu com apenas uma rede, denominada ARPANET, que é considerada a “Mãe da Internet”. Foi uma experiência do governo dos Estados Unidos em redes com computadores de pacotes. A ARPA, a agência de projetos de pesquisa avançada do departamento de defesa dos Estados Unidos (que posteriormente passou a se chamar DARPA), no início permitia que os pesquisadores acessassem os centros de computação, permitindo que eles compartilhassem recursos de hardware e de software, como espaço em disco, bancos de dados e computadores. Outras redes experimentais, que utilizavam ondas de rádio e satélites, foram conectadas a ARPANET através de uma tecnologia de interconexão criada pela DARPA. No início da década de 80, a ARPANET original foi dividida em duas redes, a ARPANET e a Milnet (uma rede militar), mas a comunicação continuou sendo feita devido às conexões.

mundo na interligado Nos primeiros anos, o acesso a ARPANET se limitava a empresas ligadas à defesa militar e as universidades que faziam pesquisas militares. As redes cooperativas e descentralizadas, como a UUCP, uma rede de comunicações UNIX, e a USENET (User’s Network) surgiram no final dos anos 70, inicialmente servindo à comunidade universitária e depois a organizações comerciais. No final dos anos 80, mais redes coordenadas, como a CSNET (Computer Science Network) e a BITNET, começaram a oferecer conexões em âmbito mundial para as comunidades acadêmicas e de pesquisa. Essas redes não faziam parte da Internet, mas posteriormente foram criadas conexões especiais para permitir a troca de informações entre diversas comunidades.

net O próximo grande momento da história da Internet foi a criação da NSFNET (National Science Foundation), em 1986, que ligava pesquisas feitas em todo o país a cinco centros de supercomputadores. Logo ela se expandiu e passou a conectar redes acadêmicas federais e redes de nível intermediário que ligavam universidades e centros de pesquisa. O Passo seguinte foi começar a substituir a ARPANET como rede de pesquisa. Na época que a NSFNET foi criada, a Internet começou a crescer, mostrando seus ganhos exponenciais em número de redes, participantes e computadores. Redes semelhantes se espalharam pelo mundo e eram conectadas às redes americanas. A febre da Internet continua crescendo, sempre à medida que mais e mais organizações se misturam a suas redes. Hoje, crianças e velhos, pobres e ricos, seja nas cidades ou no campo, estão se comunicando cada vez mais.




<< anterior próxima >>