ACON T ECEU
|| Home | Assuntos | Contato ||

Johann Kepler - Alemanha 27/09/1571 Quinta-feira - 15/11/1630 Sexta-feira

Johann Kepler Foi um talentoso matemático, um pesquisador incansável e o brilhante astrônomo que enunciara as três leis fundamentais para explicação do movimento dos planetas.Em 1599, o astrônomo imperial de Praga – Tycho Brahe – ofereceu a Kepler um lugar como seu assistente. Durante o período passado na Faculdade Teológica, entusiasmara-se com a hipótese de Copérnico sobre o sistema solar, a qual estabelecia o Sol como centro do Universo, com os planetas ao seu redor, descrevendo órbitas circulares. Tycho Brahe, seu mestre, discordava da teoria de Copérnico, mas Kepler não conseguia abdicar da sua crença no sistema heliocêntrico. Estudando a medida que Brahe fizera da órbita de Marte, achou que a atribuição de órbitas circulares aos planetas não permitia uma explicação coerente dos movimentos do Universo. Por isso, passou a buscar meios para reformular o sistema.

movimento dos planetas Foram quatro anos de trabalho para, finalmente, entender a natureza do movimento planetário, que foi então, explicado por três leis fundamentais. A primeira delas afirma que os planetas giram à volta do sol num movimento que não é circular nem ovóide, mas elíptico; o Sol fica num dos focos da elipse, não no centro. Com sua segunda lei, estabeleceu que a velocidade de um planeta em sua órbita em redor do Sol varia conforme a distância entre os dois. Ou seja: quando próximos, o planeta gira mais depressa; quando se afastam, ele perde velocidade de translação.

A terceira lei descoberta por Kepler resultou no enunciado: os quadrados dos tempos gastos pelos planetas para descreverem suas órbitas completas são proporcionais aos cubos movimento dos planetas dos eixos maiores das respectivas elipses. A respeito do seu revolucionário sistema sobre o movimento dos corpos celestes, Kepler declarava apenas: “O meu alvo é mostrar que a máquina celeste não é uma espécie de ser divino, vivo, mas uma espécie de relojoaria, tanto mais que quase todos os múltiplos movimentos são causados por uma força simplíssima, magnética e material, precisamente como são causados por um simples peso todos os movimentos de um relógio. E mostro também como a tais causas físicas se deve dar expressão numérica e geométrica”.




<<anterior próxima >>