ACON T ECEU
|| Home | Assuntos | Contato ||

Maomé - Arábia 00/00/570 - 08/06/632 Segunda-feira

maomé A palavra islam significa “submissão à vontade divina”. Muçulmano é aquele que se submete à verdadeira fé. Civilização islâmica é, portanto, a civilização dos países árabes de religião muçulmana e daqueles que foram conquistados durante a expansão. A história do Islam começa com Muhammad (Maomé). Maomé nasceu em Meca e foi comerciante até os 40 anos e tivera, como condutor de caravanas, contato com cristãos e judeus e assim conhecera religiões que cultuavam um só Deus. Acreditando no monoteísmo, adaptou-o ao seu povo e lutou para converter a Arábia à sua fé, que aceitou como dogma a existência de um só Deus, com Maomé como seu apóstolo e profeta. Maomé era sem dúvida um grande místico, mas também um líder político que conhecia a realidade de seu país e compreendera que sua unidade estava na dependência de um ideal comum.

Meca, além de centro de peregrinação, era um entreposto comercial entre Arábia e terras do oriente: Índia e China. Uma oligarquia mercantil detinha o poder dominando a Caaba, templo no qual os árabes – nômades ou sedentários – adoravam a Pedra Negra. Maomé contrapôs-se aos comerciantes, defendendo os oprimidos e os pobres.
Por isso, em 16 de julho de 622 (Sexta-feira) foi obrigado a fugir de Meca para Iatreb (mais tarde Medina), “a cidade do profeta”. Esta data até hoje é venerada como a Hégira, o início da era muçulmana.
Em Medina ele foi bem recebido: o prestígio econômico deslocava-se já para essa cidade que com simpatia aceitou a possibilidade de se transformar também no centro religioso em detrimento da concorrente Meca. Nos 10 anos que separam sua fuga e sua morte, Maomé simbolo árabe converteu a maioria das tribos árabes, às vezes usando a força por meio dos exércitos que formara e impôs aos convertidos uma série de leis morais e civis, compiladas no livro sacro denominado Alcorão, que prometia aos bons e corajosos, o paraíso de Alá. Al Koran significa em árabe “O discurso”. Antes desta data, a presença dos árabes na história mundial é secundária e só aparecem geralmente ligados à vida de outros povos, nunca desenvolvendo o papel principal.
Assim, os anais históricos falam dos egípcios, judeus, assírios, babilônios, fenícios, persas. Sua religião era povoada de seres maléficos, demônios, gênios, e manes, potências espirituais que interferiam na vida cotidiana dos homens. Essas potências podiam ser manipuladas e convertidas em protetoras. Os que possuíam a capacidade de mediar entre as forças ocultas e os homens eram chamados magos. A grande obra de Maomé foi submeter às diversas divindades arábicas a uma autoridade única, a um só deus, Alá. A adoção desta nova religião significou uma total transformação na vida do povo árabe.

O islamismo se apresenta como religião sucessora de outras duas que já haviam nascido: o judaísmo e o cristianismo. A religião hebraica, que se desenvolveu com Abraão e Moisés, tinha consciência de sua novidade: para os judeus Jeová é o único Deus verdadeiro em todo o universo. O cristianismo apresenta Jesus como o Messias salvador anunciado pelos profetas judeus. Ele surge como filho de Jeová. maomé
A religião dos árabes herda tradições de ambos. Da mesma maneira que judeus e cristãos, a primeira tarefa dos islamitas foi combater os cultos idólatras e promover a crença numa única divindade superior. Maomé não foi o único autor disso. A convivência anterior dos árabes com os judeus e cristãos havia mostrado que a “crença em um único deus”, ou seja, o monoteísmo, era uma alternativa boa para eles. Paralelamente, o politeísmo tradicional, com seu excesso de divindades, impedia a unificação social. Assim, a tarefa de Maomé já estava garantida pela deterioração do politeísmo tribal.
A nova religião apresentada por ele como a última verdade, e ele mesmo como o último dos profetas. Os árabes, até então dispersos e vivendo em regime exclusivamente comunitário, unificam-se sob a nova religião, surgindo como um povo dotado de cultura e costumes homogêneos.




<< anterior próxima >>