ACON T ECEU
|| Home | Assuntos | Contato ||

Guglielmo Marconi - Itália 25/04/1874 Sábado - 20/07/1937 Terça-feira

Guglielmo Marconi As primeiras mensagens telegráficas, transmitidas do jardim para o sótão, e vice-versa, através de ondas eletromagnéticas animaram Marconi a ultrapassar os portões da vila, enviando impulsos elétricos a centenas de metros. Avançando sempre, acabou por transmitir mensagens a distâncias cada vez maiores, pelo sistema antena-terra, até hoje em uso. Depois de ter patenteado suas invenções, maravilhou os ingleses com a transmissão de mensagens a mais de 15 km de distância.


A primeira “boa ação” do telégrafo sem fio foi o salvamento da tripulação de um navio ao conseguir comunicar o acidente a um farol na costa inglesa, equipado para receber a mensagem. Os botes salva-vidas chegaram a tempo e os que ainda duvidavam da extrema utilidade da invenção ficaram sem argumentos. telégrafo E a primeira comunicação transoceânica, sem ajuda de fios aconteceu em dezembro de 1901, da Inglaterra para o Canadá. Em 1903, já havia uma transmissão regular de noticiário entre os Estados Unidos e a Inglaterra para o jornal Times de Londres. Mas tudo que os aparelhos registravam eram ponto, traço, ponto, traço, sinais de Morse e Marconi já provara que eles podiam ser comunicados entre dois pontos qualquer da Terra. Marconi ficara se perguntando se não seria possível também transmitir vozes e música.


Depois da invenção da válvula eletrônica por Sir John Ambrose Fleming ficou mais fácil para Marconi transformar a radiotelegrafia em radiotelefonia. Com a invenção de Fleming, poderia variar as freqüências das ondas eletromagnéticas de modo a fazê-las entrar em correspondência com as variações das radiofreqüências, ganhando o perfil das ondas sonoras. projeto do telégrafo Em 1919, a bordo de um navio ancorado em Gênova, transmitiu um discurso a operários australianos reunidos em Sydney, na Austrália. Ao término assombrou seus ouvintes acendendo com aparelhos especiais, a 17000 km de distância. Hoje, a radiotransmissão serve às seguintes aplicações: radiodifusão local, em ondas médias e longas, radiodifusão internacional, em ondas curtas (recebidas por aparelhos comuns de rádio); radiodifusão em freqüência modulada (recebidas por rádios sintonizadores em estações determinadas); radiodifusão de imagens (recebidas por aparelhos de televisão); radiodifusão de fac-símile, ou radiofoto. As últimas e espetaculares realizações no campo da radiotransmissão estão no domínio das conquistas espaciais, no controle das naves desde a Terra e no envio e recepção de informações. transmissão via rádio






<< anterior próxima >>