ACON T ECEU
|| Home | Assuntos | Contato ||

Karl Marx - Alemanha 05/05/1818 Terça-feira - 14/03/1883 Quarta-feira

Karl Marx Era um homem de vida extremamente desorganizada: não tinha hora para levantar nem para deitar. Freqüentemente, passava as noites em claro e depois, ao meio-dia, deitava-se no sofá e dormia até o anoitecer, sem se preocupar com o vaivém de pessoas em sua casa. Sua mulher era culta e simpática, a casa era simples, mas a conversa inteligente que se passava em seu interior compensava as deficiências da casa, tornando suportável sua falta de conforto. Esse relatório, feito por um agente policial que freqüentou a casa de Karl Marx em Londres, em 1852, termina dizendo que a descrição era “um quadro fiel da vida familiar do chefe comunista”.


Seu grande mestre foi o filósofo Hegel e, Marx logo toma partido, preferindo alinhar com os “hegelianos de esquerda”, que procuram analisar as questões sociais com base no método historicista do mestre.

Karl Marx Karl Marx conhecera Engels que era também “hegeliano de esquerda”, e dessa amizade resultaram numerosas obras escritas em comum e uma intensa atividade política. Em um de seus trabalhos, publicado numa revista que fundara, Marx sustenta que as considerações hegelianas sobre o Direito eram inócuas, porque não indicavam meios práticos de superar os problemas humanos que abordavam. Em um outro, afirmava que a verdadeira emancipação humana exigia transformação não apenas das leis, mas do sistema social de produção e distribuição de riqueza.
Sua mais importante obra foi “O Capital”, onde sistematiza suas críticas à economia capitalista. símbolo do partido




<< anterior próxima >>