ACON T ECEU
|| Home | Assuntos | Contato ||

Johann Mendel - Áustria 22/07/1822 Segunda-feira - 06/01/1884 Domingo

mendel Há muito tempo são conhecidos os fenômenos da hereditariedade. Sua causa porém e o mecanismo interno que determina a semelhança dos descendentes aos progenitores, constituía uma dos mais árduos problemas da Biologia. As explicações da hereditariedade devem mostrar como se realiza a transmissão dos caracteres. Já que a maioria dos seres vivos se desenvolve a partir da célula-ovo, as várias teorias procuraram nos constituintes do ovo os responsáveis por essa transmissão.


Todas elas admitiam a existência, no ovo, de partículas materiais que se repartem entre as células do corpo e determina a diferenciação de cada uma delas, no sentido requerido pela hereditariedade.

combinação genética Essas partículas receberam nomes diversos: unidades fisiológicas, gêmulas, determinantes. Elasconcentrariam em si o conjunto de caracteres legados pelos reprodutores aos descendentes (herança).Geralmente se pensava que os filhos representassem um meio-termo entre seus genitores, dos quais herdariam, em partes iguais, caracteres morfológicos e fisiológicos. Essa era uma crença ingênua. De fato, se cruzarmos um cavalo de pelo branco e de grande porte com uma égua pequena e de pelo negro, o potro resultante dessa união não é obrigatoriamente de estatura mediana e pelo pardo: pode herdar os caracteres do pai ou da mãe e pode ainda combinar os caracteres de ambos.


No caso em que o produto patenteia apenas um dos caracteres – ou do pai ou da mãe –, combinação genética o caráter que prevalece chama-se dominante, o que ficou encoberto ou mascarado denomina-se recessivo. Em geral, a reprodução se realiza entre seres da mesma espécie. Entretanto, também ocorre, por vezes, entre seres de espécies distintas, mas muito próximas (canário e pintassilgo, onça e tigre), ou variedades vegetais da mesma família. Nesse caso, os produtos dizem-se híbridos, em geral estéreis. Os trabalhos de Mendel sobre a hereditariedade versam principalmente sobre os híbridos. Estudando grande número de espécies de muitas gerações, ele estabeleceu certos fatos que projetaram nova luz nas leis da herança. Mendel fez descobertas que mudaram o rumo da biologia e serviram de base a um brilhante conjunto de doutrinas, a Genética.




<< anterior próxima >>