ACON T ECEU
|| Home | Assuntos | Contato ||

Civilizações da Mesopotâmia - Sumerianos e Acadianos

No final do período Neolítico, os povos sumerianos, vindos do planalto do Irã, fixaram-se na Caldeia (Média e Baixa Mesopotâmia) e fundaram diversas cidades autônomas, verdadeiros estados independentes, como Ur, Uruk, Nipur e Lagash. Cada uma delas era governada por um patesi (vigário do deus), supremo-sacerdote e chefe militar absoluto. Acompanhado dos sacerdotes e burocratas, o patesi controlava a construção de diques, canais de irrigação, templos e celeiros, impondo e administrando os tributos a que toda a população estava sujeita.

Os deuses eram considerados os proprietários de todas as terras, a quem os homens sempre deviam servir, sendo suas cidades moradas terrenas. Os governantes mesopotâmicos, diversamente do Egito, salvo raras exceções e mesmo assim, só depois de mortos, não eram tidos como deuses e sim seus intermediários e representantes.

moedas Empreendedores e criativos, os sumérios estabeleceram relações comerciais com vários povos da costa do Mediterrâneo e do vale do Indo. Inventaram a escrita cuneiforme (caracteres em forma de cunha) que foi utilizada por todas as civilizações da Mesopotâmia e povos vizinhos. Enquanto as cidades-estados sumerianas viviam constantemente em guerra pela supremacia na região, produzindo hegemonias sucessivas, os acadianos, povos de origem semita, ocupavam a região central da Mesopotâmia.

escultura em relevo Por volta de 2300 a.C., o rei acadiano Sargão I, unificou politicamente o centro e o sul da Mesopotâmia, dominando os sumerianos, tornando-se conhecido como o “soberano dos quatro cantos da terra”. Ao mesmo tempo, o Império Acadiano incorporou a cultura sumeriana, com destaque para os registros da nova língua semítica em caracteres cuneiformes. Devido às diversas revoltas internas e à continuação de invasões estrangeiras, o Império Acadiano acabou se enfraquecendo e desapareceu – isto ao redor de 2100 a.C. -, permitindo o breve reerguimento de algumas das cidades-estado sumerianas, como Ur.




<< anterior próxima >>