ACON T ECEU
|| Home | Assuntos | Contato ||

Nave Particular vai ao Espaço - Estados Unidos 21/06/2004 Segunda-feira

nave decolando O primeiro vôo da SpaceShipOne, pilotada pelo veterano Michael Melvill, durou 15 minutos. O pequeno foguete com jeito de brinquedo desenhava uma linha branca vertical chegando a cem quilômetros de altitude, marcando o início de uma nova era espacial privada. A espaçonave pesa aproximadamente 3 toneladas e foi carregada até 16 quilômetros de altura nas costas de uma nave especialmente desenhada para transportá-la, a White Knight.


nave Após decolar, a White Knight voou em espiral ascendente sobre o deserto até largar o SpaceShipOne, permitindo que a espaçonave ligasse seus foguetes por aproximadamente 70 segundos e alcançasse uma velocidade de 3,5 vezes maior que a do som – ou 3.540 km/h. Ao chegar a aproximadamente 48 quilômetros de altura, o combustível da nave se esgotou e ela foi por inércia até os 100 quilômetros de altura. O piloto manobrou-a então para mandá-la de volta a Terra, onde ela pousou sem usar o motor.


nave com o piloto Embora, tanto a decolagem quanto o pouso parecessem transcorrer na maior normalidade, soube-se depois que ocorreram algumas falhas potencialmente catastróficas. Mas como toda aventura humana é marcada também por tragédias, só resta o sabor da conquista, que compensa qualquer infortúnio. Assim como houve a corrida espacial entre as superpotências nas décadas de 50 e 60, já há quem acredite que em pouco tempo será possível para pessoas comuns poderem dar a sua voltinha pelo espaço.




<< anterior próxima >>