ACON T ECEU
|| Home | Assuntos | Contato ||

Isaac Newton - Inglaterra 25/12/1642 Quinta-feira - 20/03/1727 Quinta-feira

Isaac Newton Sentado embaixo de uma macieira, no ano de 1666, uma simples queda de uma maçã, fez despertar a curiosidade de Newton e assim, começou uma das grandes revoluções da ciência moderna. “Por que caiu a maçã?”, perguntou-se Isaac Newton. “Ninguém lhe deu impulso para que caísse. Ninguém a jogou ao solo. Estando madura, desprendeu-se da árvore, está certo. Mas isso não significava, em absoluto, que devesse cair, por si só, sobre a Terra. A não ser que algo a impelisse para tanto. Mas o que?” Partindo desta pergunta chegou à descoberta de uma das mais importantes leis científicas, chamada “lei da gravitação universal”.

Se a maçã – e todos os outros corpos – caem a Terra sem que possuam qualquer velocidade inicial, então a Terra deve ter uma força de atração que os obrigue a cair. Mas esta força de atração não seria idêntica à que mantém a Lua em órbita ao redor da Terra? E o Sol não seria capaz também de exercer a força de atração, para manter a Terra e os demais planetas ao seu redor? E, no fundo, não haveria uma força de atração mútua entre todos os corpos, a qual dependeria de suas massas? Comparando então a queda dos corpos, junto à superfície da Terra, com a “queda” da Lua na respectiva órbita distante, Newton completou sua hipótese, estabelecendo que a atração da Terra devia variar na razão inversa do quadrado da distância. E assim formulou a lei genial da gravitação no universo. Tinha então 24 anos.

Aos 27 anos já era professor universitário da Universidade de Cambridge e alheio ao rebuliço causado pela pouca idade, dedicou-se a pesquisar os raios luminosos. Formulou a teoria corpuscular da luz, segundo a qual a luz é produzida pelo deslocamento de miríades de partículas emitidas pelos corpos luminosos. Então, experimento de Isaac Newton durante muito tempo, houve controvérsia entre os partidários da teoria corpuscular e os da teoria ondulatória da luz. Com o estabelecimento da mecânica quântica, as dúvidas foram resolvidas: a luz tem propriedades de partícula e de onda simultaneamente. Newton descobriu também que a luz branca resulta da mistura das sete cores básicas. A quantidade de pesquisas e descobertas de Newton é muito grande. Criou o “cálculo infinitesimal”, aperfeiçoou a fabricação de espelhos e lentes, fabricou o primeiro telescópio refletor, descobriu as leis que regem o fenômeno das marés – e isso foi extremamente útil à Inglaterra, cujas atividades econômicas dependiam da navegação marítima. Baseando-se nos cálculos de probabilidades, conseguiu em pouco tempo, acumular uma fortuna jogando na bolsa de valores.

cometa O talento de Newton também pôde ser aproveitado como diretor da Casa da Moeda, quando fortaleceu a moeda e reergueu o crédito nacional. Isso foi de grande importância para a Inglaterra, pois sua economia baseava-se no comércio com o exterior. Foi o primeiro cientista a receber a honra de ser condecorado com o título de “Sir”. Quando louvaram a sua atuação científica, respondeu: “Não sou mais perspicaz que os outros: sei apenas raciocinar com paciência”.




<< anterior próxima >>