ACON T ECEU
|| Home | Assuntos | Contato ||

Ayrton Senna da Silva - Brasil 21/03/1960 Segunda-feira - 01/05/1994 Domingo

Ayrton Senna correndo Piloto de Fórmula 1 brasileiro, tricampeão mundial. Conquistou os campeonatos nos anos de 1988, 1990 e 1991. Largou 65 vezes na frente (pole position). Obteve 41 vitórias em 161 GPs disputados. Perfeccionista, sempre mostrou capacidade para superar todos os limites de cada circuito e de cada carro que pilotou. Quando conquistou o tricampeonato em 91, Ayrton Senna transformou-se no maior ídolo do automobilismo brasileiro. O piloto cumpriu uma carreira meteórica rumo ao sucesso a partir de 1981, quando decidiu abandonar as competições de Kart – em que foi campeão sul-americano e vice-campeão mundial – para entrar na Fórmula 2000 e na F-3 inglesa. Em Silverstone, na Inglaterra, em 1983, Senna acumulou 12 vitórias em 20 etapas. Ayrton Senna pilotou um F-1 pela primeira vez em 1983, em Donnington.

Ayrton Senna No final daquele ano assinava com a Toleman para o seu primeiro campeonato de F-1, em 1984. A estréia foi no GP do Brasil. Mas foi na corrida seguinte, na África do Sul, que Senna pontuou pela primeira vez, ao chegar em 6° lugar. Seu pior momento na temporada foi quando não se classificou para largar no GP de San Marino. Ainda em sua primeira temporada, começou a ganhar fama de “rei da chuva”. No chuvoso GP de Mônaco, largou em 13° e foi ultrapassando os adversários. Na 31ª volta, quando era o segundo colocado, a corrida foi suspensa porque o circuito estava muito perigoso.

Um ano mais tarde, em 1985, já pela escuderia Lotus, ganhou sua primeira corrida de F-1, no GP de Estoril, embaixo de um verdadeiro dilúvio. Em 85, 86 e 87, na Lotus, chegou a pontuar, mas não teve carro para derrotar os adversários. Ayrton SennaEm 1988, já na McLaren-Honda, conquistou o seu primeiro título. Naquele ano a equipe conseguiu 15 vitórias em 16 corridas, oito delas com Senna. Em 1989, teve uma temporada difícil. Foram muitos os problemas de convivência com Prost. Senna perdeu o título mundial, se envolveu em um acidente com Prost no GP do Japão e em uma polêmica com a FISA ao denunciar “manipulação de resultados”. Teve que se desculpar com o presidente da entidade para correr a temporada de 1990, quando foi bicampeão. Em 1991 conquistou o tricampeonato.

Ayrton Senna Os anos de 1992 e 1993 foram marcados pela luta desigual entre as Mclaren e as Willians e em outubro assinou contrato com a equipe Willians para a temporada seguinte. Senna disputou poucas provas pela nova equipe e acabou encontrando a morte, batendo a 280 km/h contra o muro da curva Tamburello, no GP de San Marino. Ele era o pole position, mas logo na largada acontece um acidente entre dois carros e a pista precisa ser limpa. Completada a quinta volta, é autorizado o reinício da corrida. Senna estava na frente. Duas voltas mais tarde a tragédia: a Willians escapa da pista e bate violentamente no muro.carro do Senna




<< anterior próxima >>