ACON T ECEU
|| Home | Assuntos | Contato ||

Sobre o Site

Este site é uma reprodução do livro chamado “a.C. – d.C. – Antes e Depois de Cristo”, não editado. Quando o livro foi pensado, meus filhos Mariana e Rafael, estavam cursando o ensino fundamental ainda e, vez ou outra, precisava recorrer a enciclopédias, jornais e revistas para ajudá-los nas pesquisas, por isso, a idéia de reunir o máximo de informações possíveis.

Nas horas de folga, lia o livro do J.J. Benitez chamado “Operação Cavalo de Tróia”, onde o autor diz que a Nasa construiu uma máquina que fez o personagem voltar aos tempos da crucificação de Cristo e, narra todo o martírio de Nosso Senhor. A data escolhida para o início da aventura foi exatamente o dia 30 de março do ano 30, uma quinta-feira, ou seja, uma semana antes da morte e ressurreição de Jesus. O propósito de voltar uma semana antes foi muito bem planejado para que o tal coronel da Nasa, acompanhasse de perto todos aqueles acontecimentos que são narrados pelos evangelistas naqueles dias. Basta ler um dos evangelhos para saber que Jesus estava em Jerusalém naquele tempo para comemorar a páscoa. O autor, através de seu diário de bordo, nos conta dia a dia cada acontecimento detalhadamente e, chega por fim ao dia 07 de abril, sexta-feira. Então, fiquei imaginando como poderia ter certeza que o dia 07 de abril do ano 30 foi mesmo uma sexta-feira.

Fui para o computador e comecei a brincar com as datas. Quem usa um computador e com um mínimo de conhecimento consegue saber em que dia da semana caiu determinado dia do mês; isto, de 1900 para cá. Sabendo que 01 de janeiro de 1900 foi um domingo, fiz uma planilha onde coloquei o último dia do ano de 1899 e com ajuda de uma fórmula fiz retroceder até o dia 01 de janeiro de 1800 e assim fiz até chegar em 01 de janeiro do ano 1. E qual foi minha surpresa, ao constatar que o dia 07 de abril do ano 30 não foi uma sexta-feira. Indignado com tal descoberta, comecei a ler outros livros, fui a bibliotecas públicas e procurei livros que pudessem auxiliar-me de alguma forma. Ignorante totalmente da matéria, fiquei sabendo, por exemplo, que o calendário que vigora atualmente é o calendário gregoriano e que foi instituído pelo papa Gregório XIII no ano de 1582.

Bem antes disso, os antigos romanos adotavam o sistema lunar e os meses tinham trinta ou vinte e nove dias alternadamente. O ano civil tinha apenas dez meses e por volta de 700 a.C. foram acrescentados os meses de janeiro e fevereiro para serem os meses décimo primeiro e décimo segundo. O primeiro mês do ano era março e o primeiro dia de cada mês era chamado calenda. Naquela época, os imperadores manipulavam os dias de forma que pudessem alongar ou encurtar as magistraturas, provocando uma confusão geral.

Em 46 a.C. Júlio César resolveu reformar o calendário romano acrescentando oitenta e cinco dias e fixando o ano civil em 365. Um dia extra era adicionado após o dia 24 de fevereiro, seis dias antes das calendas de março. O termo bissexto foi usado para designar esse dia extra. A reforma fez também o primeiro dia do ano ser o dia 1º de janeiro, pois os cônsules davam início a seus deveres. Com o passar dos séculos, o começo da primavera no hemisfério norte deslocou-se de 25 de março para 21 de março e isto tumultuava a fixação do dia da Páscoa, uma das festas móveis do mundo cristão. Em1582, com medidas astronômicas mais precisas, o Papa Gregório XIII reuniu os principais líderes de todo o mundo cristão e resolveu modificar o calendário, pois o desvio, naquela época, já era de 10 dias. Para que o dia 21 de março de 1583 coincidisse com o início da primavera, no hemisfério norte, seria preciso cortar 10 dias do atual calendário. Então, o dia 04 de outubro de 1582 acabou virando 14 de outubro de 1582, uma quinta-feira. E, a partir daquela data não se poderia considerar como bissexto os anos seculares (aqueles terminados com 00), exceto, quando divisíveis por 400 (1600, 2000 ...).

Voltei para o computador e percebi que o ano de 1900 era dado como bissexto e aquilo deixou-me intrigado. Seria possível tal esquecimento por parte de quem desenvolveu o programa que é usado no mundo inteiro? Se para o computador (excel, office) existe o dia 29 de fevereiro de 1900 e na vida prática ele realmente não existiu, deveriam corrigir o problema. Embora para muitos isso seja insignificante, para outros no entanto não o é. Quanto ao passado, antes de 04 de outubro 1582, nada se poderia fazer, pois imaginem o Cabral chegando na costa da Bahia em 19 de abril, domingo de páscoa, avistar um monte, e querer dar-lhe o nome de monte pascoal, em homenagem à páscoa? Não se pode mudar os registros, pois o que valia até esta data, deve permanecer como era.

Acertando o problema de data no computador e descontando os 10 dias ajustados pelo papa Gregório, concluí então que o dia 07 de abril do ano 30 foi realmente uma sexta-feira.

Após concluir o calendário, resolvi colocar os acontecimentos e biografias em ordem cronológica.

No livro, como no site, coloquei também os acontecimentos bíblicos em ordem cronológica, conforme as Escrituras Sagradas. Não tenho a pretensão de fazer deste site uma enciclopédia e tratar de todos os assuntos até hoje conhecidos; quero, apenas, reunir num único lugar, pessoas e coisas que no meu entender fizeram esse nosso mundo crescer, deu alegria, mudaram os pensamentos, atitudes, costumes e até o curso do Homem sobre a Terra. Basta imaginar o que seria de nós se não tivesse havido os gênios criativos e suas invenções, suas obras. Como seriamos hoje se Jesus, Buda ou Maomé não tivessem deixado seus ensinamentos? Como viveríamos se não houvesse a energia elétrica, os remédios e tantas outras coisas?

O meu principal objetivo neste trabalho é tentar relacionar os fatos com seus autores e suas contribuições para o mundo de hoje. Saber que Galileu foi um grande inventor, não me satisfaz, quero saber algo mais sobre ele, como o ano em que nasceu e morreu e o que mais acontecia no mundo nessa época. Por isso coloquei as biografias e acontecimentos em ordem cronológica.

Este site foi feito entre os meses de agosto e setembro de 2001.

Hoje, o título sugerido para o livro é: "ACONTECEU NO TEMPO".

Aos visitantes devo esclarecer algumas coisas: não sou historiador, não sou escritor (profissional pelo menos) e os meus conhecimentos em páginas web são limitados. Outra coisa, eventuais problemas de ortografia, pontuação e concordância ainda podem existir, pois os textos não foram revisados por nenhum profissional.

Dedico este Site a meus pais Fausto e Francisca (em memória), que muito fizeram para o meu bem-estar, meus filhos Mariana e Rafael, a minha neta Agatha e outros que virão depois de mim.

Quero registrar um agradecimento especial a Rosilene Ferreira, pela grande ajuda nas planilhas Excel e Word e a Lindolfo Jorge ( Webmaster) pelo seu empenho em tornar este site mais moderno e profissional.




<< anterior próxima >>