ACON T ECEU
|| Home | Assuntos | Contato ||

Sófocles - Grécia 496 a.C. - 406 a.C.

Sófocles Com apenas vinte anos, saiu vencedor numa competição em que tinha por adversário o genial Ésquilo. A partir dessa época, sobressaiu-se na tragédia. Sófocles introduziu alguns progressos na arte dramática, restringindo a ação quase absoluta, até então, do coro, imprimindo rapidez ao desenvolvimento e dando relevância aos efeitos. Graças às modificações por ele introduzidas, à versatilidade de seu gênio e à maleabilidade e naturalidade que soube emprestar à linguagem trágica, ainda hoje pode ser representado e aplaudido em nossos teatros.


Sófocles Universalmente conhecida é a história de Édipo: um oráculo deu, a saber, a Laio, rei de Tebas, que o filho que nascesse de Jocasta, sua mulher, haveria de matá-lo. Para prevenir-se disto, quando lhes nasceu Édipo, Laio mandou expô-lo no monte Citeron. Édipo foi levado por pastores ao rei de Corinto, que o educou como um príncipe. Tendo-se feito homem, consultou um oráculo acerca de seu destino, e recebeu o conselho de não retornar à sua pátria onde fatalmente mataria seu pai e desposaria sua mãe.


Édipo Julgando ser Corinto sua pátria, Édipo exilou-se, porém encontrou Laio em seu caminho e, originando-se briga entre eles, matou-o. Tebas era, na época, devastada pela Esfinge, que devorava quem não lhe decifrasse um enigma que propunha, razão pela qual Creonte, sucessor de Laio, prometeu o trono e a mão de Jocasta a quem destruísse o monstro. Édipo decifrou o enigma que a Esfinge lhe propôs (1) e esta se atirou ao mar. Foi feito rei de Tebas e desposou sua própria mãe, sem que ambos soubessem dessa terrível fatalidade.


Sófocles Quando descobriram, Jocasta suicidou-se, enforcando-se e, Édipo arrancando seus próprios olhos, partiu de Tebas guiado por sua filha Antígona.

(1) Enigma da Esfinge a Édipo: “Qual o animal que anda sobre quatro pés de manhã, sobre dois ao meio dia e sobre três à noite? – Resposta de Édipo: O Homem: infante, adulto e velho”.

Suas obras: Antígona, Eletra, As traquínias, Rei Édipo, Ajax, Filoctetes e Édipo em Colona.




<< anterior próxima >>