ACON T ECEU
|| Home | Assuntos | Contato ||

Jonathan Swift - Irlanda 30/11/1667 Quarta-feira - 19/10/1745 Terça-feira

swift Na terra dos houyhnhnms, Gulliver encontrou os seres ideais, sábios e sinceros. Sua vida era ordenada pelos valores da razão, e nenhum deles conhecia a palavra mentira nem os sentimentos de ódio ou inveja. Os houyhnhnms eram cavalos dotados de grande inteligência e cultura. Com eles viviam também seres inferiores, os Yahoos, que nada mais eram do que homens que andavam de quatro. E, ao deixar esse país maravilhoso e voltar para a Inglaterra, Gulliver não pôde deixar de constatar a semelhança entre os civilizados ingleses e os Yahoos. No país dos houyhnhnms, Gulliver descobriu o atraso dos europeus, o absurdo de suas querelas políticas, a insensatez das guerras.

livro Gulliver Gulliver viajou muito. Partindo da Inglaterra em 1699, aportou em terras novas, conheceu povos e costumes estranhos. Em Lilliput viu seus habitantes, anões ridículos e minúsculos, fazerem guerras aos vizinhos... Por causa da maneira de quebrar um ovo – pela ponta mais fina ou pela mais grossa.
E lembrou-se das muitas guerras das quais a Inglaterra se envolvera por motivos igualmente irrisórios. Gulliver, os Yahoos, os liliputianos, nunca existiram. Foram personagens criados pelo escritor irlandês Jonathan Swift. Mas através deles o artista pintou um retrato satírico de sua época: a Inglaterra do século XVII. Gulliver fala por Swift, exprimindo a revolta contra a sociedade e a mesquinhez do gênero humano. Seu ódio era dirigido contra grupos e não contra indivíduos. livro Gulliver




<< anterior próxima >>