ACON T ECEU
|| Home | Assuntos | Contato ||

Tchaikowsky - Rússia 07/05/1840 Quinta-feira - 06/11/1893 Segunda-feira

tchaikowsky Fim do Mundo, Quando Deus Chama os Homens para o Céu e A Velhice de um Homem que Fala Sonhando com Sessenta Anos são os títulos dos poemas que Pyotr Ilitch Tchaikowsky compunha aos sete anos, em língua francesa. Por tão precoces aptidões, sua preceptora o chama de “menino de vidro”.
Quando foi ao teatro de São Petersburgo para assistir a ópera “Dom Giovanni”, do compositor austríaco Wolfang Amadeus Mozart, sua paixão pela música foi instantânea.

bailarina Mais tarde, descreve-o como “o Cristo da música, no qual fundem-se todos os seus precursores, tal como os raios se misturam ao próprio sol”. Em 1859, termina os estudos de direito e ingressa no Ministério da Justiça como escriturário. A repartição era para ele uma irritação constante e passava todo o tempo a mascar pedaços de papel. Uma vez, enquanto conversava com um amigo, destruiu por esse processo um documento governamental de importância.

partitura Aos quatorze anos, após a morte de sua mãe, compõe uma ópera-cômica: Hipérbole. Depois de um tempo, decide viajar pela Europa, e na volta resolve tornar-se músico profissional, ingressando no Conservatório de São Petersburgo. Apaixona-se pelo trabalho de Beethoven, Weber, Mendelssohn, Chopin e Liszt. E realiza suas primeiras obras: a sinfonia Sonhos de Inverno, a abertura sinfônica A Tempestade e danças para a ópera Voievoda. Completa seus estudos no Conservatório compondo uma cantata para solo, coro e orquestra: Ode ao Júbilo.




<< anterior próxima >>