ACON T ECEU
|| Home | Assuntos | Contato ||

Giuseppe Verdi - Itália 10/10/1813 Domingo - 27/01/1901 Domingo

verdi Quando nasceu, em 1813, na cidade de Roncole, o ducado de Parma foi ocupado pelos franceses, e Giuseppe Fortunino Francesco foi obrigatoriamente registrado como Joseph Fortunin François. Isso em nada modificaria seu destino, não fosse a pobreza da casa paterna. Apesar do seu indiscutível talento e dos estudos musicais que lhe ministrara o regente da orquestra local, não foi aceito pelo Conservatório de Milão. Depois, quando atingiu o auge da fama, o diretor do Conservatório foi criticado pela falta de visão que teria fechado o caminho do maior músico italiano do século XIX – não fosse a persistência dele próprio.

verdi ao fundo ópera Quando acabou de escrever a sua primeira ópera – “Oberto, conde de San Bonifácio, em 1840, morreram-lhe o filho, a filha e a esposa. Do amor à família que se desfez, nasceu então, o ardente amor pela pátria, que o levou à glória. Quando em 1859, se reunia pela primeira vez o parlamento da Itália que ressurgia, unificada, no cenário político europeu, entre os deputados eleitos pelo voto popular encontrava-se Giuseppe Verdi, o patriota e compositor”. Verdi conhecia os sentimentos dos italianos da Lombardia em relação aos seus antepassados e, como os austríacos ocupavam toda a parte Lombarda da Itália, escrevia óperas com temas de outras lutas e conquistas daquele povo, protestando de forma artística e incentivando à luta pela libertação.

Entre essas obras estão: “A batalha de Legnano”, onde narra a batalha contra a ocupação germânica em 1176; “Os Lombardos na Primeira Cruzada” onde narra a participação na luta pela reconquista da Terra Santa – então sob o domínio muçulmano; e, como havia sido advertido pela polícia austríaca, foi obrigado a recorrer outros temas. Surgia a ópera “Nabucodonosor”, na qual narra a escravidão do povo judeu e a sua luta pela liberdade e “Joana d’Arc”, onde lembrava a luta dos franceses contra a ocupação inglesa durante o século XIV.




<< anterior próxima >>